Wednesday, March 14, 2012

OFICINA DA MENTE

 As reservas cognitivas tornam o cérebro mais resistente aos danos decorrentes do envelhecimento ou de doenças

O que é reserva cognitiva?
Pode ser entendida como o conjunto de circuitos alternativos do cérebro que, na falta súbita de algum circuito permite que outros sejam recrutados alternativamente para dar continuidade ao processamento de informação.

Qual a importância dessas reservas?
As principais funções cognitivas do cérebro humano são: atenção, memória, raciocínio lógico, linguagem e tomada de decisões. À medida que envelhecemos aumenta o risco de declínio cognitivo tornando o cérebro menos resistente aos danos decorrentes deste envelhecimento. Mas um cérebro constantemente estimulado, bem usado e de maneiras variadas  forma a reserva cognitiva tornando-a um fator de proteção contra estes danos.
Essas reservas mentais, portanto, precisam, podem e devem ser mantidas ao longo da vida, já que os circuitos tem o poder de serem desfeitos, refeitos e fortalecidos o tempo todo de acordo com o uso ou a falta dele. Por isso, nunca é tarde para investir em formar reservas cognitivas. Essa é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida ao longo dos anos.

Para fazer suas reservas cognitivas e com isso ter uma melhor qualidade de vida, venha participar da nossa OFICINA DA MANTE, todas as quartas feiras, às 15:00 horas, na APPEMA.

No comments:

Post a Comment

Prevenção ao AVC

A Campanha de Prevenção ao AVC nas Empresas é um serviço prestado pela APPEMA, sem nenhum ônus para as mesmas.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 9231-0507, falar com Ana Lúcia, Presidente da APPEMA.

Conta Bancária

Banco Itaú
Agência: 0337
C/C: 80937-0

"Sua contribuição pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor"
Madre Teresa de Calcutá