Sunday, February 13, 2011

ESCLEROSE MÚLTIPLA - VEJA - EDIÇÃO 2204

" EM, distúrbio degenerativo do sistema nervoso central que afeta, sobretudo, os movimentos. Com pelo menos 2,5 milhões de vítimas no mundo, 30 000 delas no Brasil, a EM costuma ser erroneamente associada à velhice, mas a maioria dos doentes é mulheres jovens entre 20 e 40 anos.
A inespecificidade dos primeiros sintomas da EM torna o diagnóstico precoce difícil. No início, a doença tende a ser confundida com a afecções de natureza emocional - e, por isso os especialistas estimam que o número de doentes seja, no mínimo, o dobro. Falta de equilíbrio, tontura, dormência de braços e pernas, perda de sensibilidade às mudanças de temperatura e dificuldade de visão vêm e vão sem nenhuma explicação e sem maiores consqüências nessa etapa. Os surtos costumam ocorrer em intervalos de 1 ano e meio, em média, e podem durar de um dia a semanas. Deixados a seu próprio curso, eles causam danos cerebrais irreversíveis. Sem tratamento em 25 anos um paciente não consegue mais andar.
Na EM,  por um desajuste do sistema imunológico, células de defesa do organismo conhecidas com linfócitos T desregulam-se e atacam a capa de gordura (chamada bainha de mielina) que reveste as terminações dos neurônios. E é na tentativa de regularizar a imunidade do doente que se baseiam as principais linhas de pesquisa em EM.
Nem todos os pacientes respondem aos medicamentos disponíveis no mercado. Há, contudo, novidades animadoras. Dois novos medicamentos revelaram-se bastante eficazes no controles das crises. Para pacientes mais graves, por  sua vez, o transplante de células tronco não só os livram dos sintomas, como, em alguns casos, reverte as sequelas deixadas pela doença."

1 comment:

Prevenção ao AVC

A Campanha de Prevenção ao AVC nas Empresas é um serviço prestado pela APPEMA, sem nenhum ônus para as mesmas.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 9231-0507, falar com Ana Lúcia, Presidente da APPEMA.

Conta Bancária

Banco Itaú
Agência: 0337
C/C: 80937-0

"Sua contribuição pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor"
Madre Teresa de Calcutá