Thursday, February 2, 2012

Chance de fazer o bem

Matéria publicada no Jornal Aqui, dia 28/01/2012. Agradecemos por ela.

"Juntos, nossos problemas são minimizados"

SOLIDARIEDADE: Associação de portadores de doenças degenerativas busca voluntários.

Passados quatro anos desde a primeira reunião da APPEMA, Ana Lúcia tem muitos motivos para comemorar. Afinal de contas, a associação pode oferecer aos seus cerca de 110 integrantes – todos vítimas de doenças neurológicas degenerativas e progressivas – palestras com orientações sobre as patologias dos associados; terapia em grupo e atendimento individual de reiki (terapia energética), dentre outras atividades. “Muita coisa mudou para nós de 2008 para cá, mas não mudou a consciência de que, juntos, nossos problemas são minimizados. Está difícil continuar o trabalho desenvolvido, pois planejamos, queremos fazer o que achamos necessário, mas nossos corpos não nos obedecem”, explica.Pessoas que acreditem que investir no ser humano é um alto investimento. Este é o perfil dos voluntários da Associação de Portadores de Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC (APPEMA), de Volta Redonda. Funcionando desde fevereiro de 2008, a associação comemora o fato de ter conseguido, em pouco tempo, um número considerável de associados. A presidente da entidade, Ana Lúcia Maldonado Portugal, lembra que foi depois de uma carta publicada pelo aQui, ainda naquele ano, que surgiram os primeiros interessados no assunto. “Para minha surpresa, compareceram 28 pessoas à reunião marcada e divulgada pelo aQui”, recorda.
Diante dessas dificuldades, Ana Lúcia diz ser necessário que pessoas com mais disponibilidade física – e muita vontade de ajudar – estejam dispostas a participar voluntariamente das atividades da associação, que incluem ainda orientações sobre o processo para obter remédios do Estado e contatos com o Poder Público, visando a melhorias no atendimento médico hospitalar para os portadores destas patologias. “Nossas atividades são basicamente desenvolvidas em nossa sede, exceto quando as realizamos para um número maior de pessoas”, diz, referindo-se às reuniões festivas em datas comemorativas, como aniversariantes do mês, Dia dos Pais, Dia das Mães, Festa Junina, Natal etc.

“O nosso principal objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas portadoras do Mal de Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC, congregando familiares, amigos e pessoas interessadas em propiciar-lhes apoio e assistência”, resume a presidente da APPEMA, acrescentando que também são metas da associação possibilitar a habilitação e reabilitação dos pacientes e a promoção de sua integração à vida comunitária. “Além disso, procuramos divulgar, informar e sensibilizar a opinião pública e os meios de comunicação sobre as doenças e seus tratamentos”, sublinha Ana Lúcia. De acordo com ela, a entidade ainda não conseguiu atingir a todos os objetivos que pretende. “Mas a luta para alcançá-los continua, apesar de todas as barreiras encontradas”, completa, animada.
Segundo Ana, o grupo é formado por pessoas que, devido às doenças de que são portadoras, têm limitações físicas e problemas emocionais. Por isso, diz, a associação procura voluntários que possam colaborar com a causa, ajudando nas atividades que, muitas vezes, são realizadas com dificuldades pelos associados. “Todos os que estão atuando dentro da nossa associação são voluntários. Na diretoria somos em número de 12 pessoas e mais outras duas, que colaboram na secretaria e na redação do boletim informativo”, emenda, lembrando que os interessados em se voluntariar podem fazer contato com a APPEMA através dos telefones (24) 3346.4528 e 9231.0507 ou pelos e-mails appemavr@gmail.com e anaportugal48@hotmail.com. Para conhecer o trabalho desenvolvido pela associação, basta acessar o blog http://appema-vr.blogspot.com.

2 comments:

Prevenção ao AVC

A Campanha de Prevenção ao AVC nas Empresas é um serviço prestado pela APPEMA, sem nenhum ônus para as mesmas.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 9231-0507, falar com Ana Lúcia, Presidente da APPEMA.

Conta Bancária

Banco Itaú
Agência: 0337
C/C: 80937-0

"Sua contribuição pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor"
Madre Teresa de Calcutá