Tuesday, June 26, 2012

PROGRAMA DE AVC NAS EMPRESAS


Estamos lançando  um programa de educação sobre o AVC  (Acidente Vascular Cerebral)  nas empresas.
O AVC, mais popularmente conhecido como “derrame” é a principal causa de morte e seqüelas no Brasil, com um grande impacto na vida do paciente, da família e na economia do país. Felizmente, 90% dos casos de AVC podem ser prevenidos e, quando o AVC ocorre, ele pode ser tratado se o paciente for rapidamente atendido em um hospital preparado, diminuindo ou até evitando suas seqüelas. Um grande problema é a falta de conhecimento da população sobre esta doença, a procura tardia dos hospitais, a existência de muitos hospitais mal preparados para atendê-la e a falta de prevenção.
O objetivo deste Programa será levar aos trabalhadores o conhecimento sobre a doença para que ela possa ser prevenida e, caso ela ocorra, para que os funcionários da empresa sejam capazes de socorrer a vítima de AVC e chamar socorro. O programa será realizado através de palestras educativas com vídeos e folhetos informativos sobre o que é a doença, quais são seus sintomas, o que fazer no momento do AVC e como se prevenir da doença. Estas palestras duram aproximadamente 30 minutos e depois são respondidas dúvidas. Ele não gera custo para as empresas.

Segundo dados do Ministério da Saúde o AVC é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. No Brasil registra-se cerca de 170.000 internações por AVC/ano, com percentual de óbitos de 17%. Ainda segundo o MS, cerca de 25% dos pacientes com  AVC evoluem para o óbito após 01 mês, 66% após 06 meses e 50% após 01 ano.

A APPEMA – Associação dos Portadores de Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC de Volta Redonda, é uma Associação sem fins lucrativos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus associados e da população como um todo. Neste Programa temos parceria com a neurologista Dra. Renata Teixeira Lengruber ,  com a UNIFOA e com a Rede Brasil AVC, da qual fazemos parte. Somos também membros da WSO - World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC).

Este Programa é Nacional, desenvolvido pela rede Brasil AVC. A Rede Brasil AVC é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos criada com a finalidade de diminuir os casos de AVC e melhorar a assistência global a estes pacientes.

Gostaríamos de convidá-los a participar do programa. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos e, se for do interesse de vocês, para agendarmos a palestra. Mais informações sobre a Rede Brasil AVC,  no site www.redebrasilavc.org.br e sobre a APPEMA,em nosso blog .

                                                      

No comments:

Post a Comment

Prevenção ao AVC

A Campanha de Prevenção ao AVC nas Empresas é um serviço prestado pela APPEMA, sem nenhum ônus para as mesmas.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 9231-0507, falar com Ana Lúcia, Presidente da APPEMA.

Conta Bancária

Banco Itaú
Agência: 0337
C/C: 80937-0

"Sua contribuição pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor"
Madre Teresa de Calcutá