Wednesday, October 22, 2014

Campanha Mundial do AVC 2014


DIA 29 DE OUTUBRO - DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO AVC

AVC

O que é o AVC?


Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos:

AVC Isquêmico

Ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular.

AVC Hemorrágico

O acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).
De dois em dois anos a campanha mundial ganha um novo foco. Esse ano, o tema é “Eu sou mulher: o AVC me afeta”. A Campanha “I am Woman” reforça o fato de que, enquanto o AVC não discrimina entre os sexos, as mulheres têm maior risco de morte, recebem menos cuidado e, em muitos casos, são o principal cuidador do marido, pai, filho ou filha afetados.
Em 2014, será lançando também o Documento de Direitos dos Pacientes com AVC, que foi elaborado pela WSO (World Stroke Organization) em parceria com as Associações de Pacientes ao redor do Mundo, incluindo o Brasil.

esquema-avc
Fonte : Rede Brasil AVC





No comments:

Post a Comment

Prevenção ao AVC

A Campanha de Prevenção ao AVC nas Empresas é um serviço prestado pela APPEMA, sem nenhum ônus para as mesmas.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 9231-0507, falar com Ana Lúcia, Presidente da APPEMA.

Conta Bancária

Banco Itaú
Agência: 0337
C/C: 80937-0

"Sua contribuição pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor"
Madre Teresa de Calcutá